SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E SUA NATUREZA JURÍDICA: CORTE CONSTITUCIONAL OU ÓRGÃO DE CÚPULA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO?

Authors

  • Felipe Almeida Garcia Santos Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.37497/sdgs.v6i1.84

Keywords:

Constituição, Poder Judiciário, Supremo Tribunal Federal, Corte Constitucional, Natureza Jurídica.

Abstract

O presente artigo científico visa analisar a problemática da natureza jurídica do Supremo Tribunal Federal, questão recorrente quando se discute as competências da Corte e seus limites, de modo a justificar ou não a sua atuação em determinada matéria. A pesquisa se desenvolve apresentando, preliminarmente, importantes considerações acerca da separação de poderes. Prossegue adentrando no estudo do Poder Judiciário e das funções atribuídas aos tribunais no Brasil. Por fim, se debruça na análise da natureza jurídica do Supremo Tribunal Federal, tendo em vista o paradigma do que se considera uma Corte Constitucional na doutrina e o que a Constituição Federal traz de competências para o Tribunal brasileiro. Como resultado, concluiu-se que se trata de uma Suprema Corte híbrida, misturando competências próprias de Cortes Constitucionais com outras mais similares às de uma simples instância do Poder Judiciário. O método dedutivo foi o mais utilizado nessa pesquisa, a partir da leitura de fontes legislativas, bibliográficas e documentais.

Author Biography

Felipe Almeida Garcia Santos, Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia

Graduando da Faculdade de Direito da UFBA. Membro da Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da UFBA (CEPEJ). Bolsista de Iniciação científica do CNPQ. Membro do Grupo de Pesquisa em Controle de Constitucionalidade, coordenado pelo Prof. Dr. Gabriel Dias Marques da Cruz.

Published

2018-10-23

How to Cite

Santos, F. A. G. (2018). SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E SUA NATUREZA JURÍDICA: CORTE CONSTITUCIONAL OU ÓRGÃO DE CÚPULA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO?. Journal of Law and Sustainable Development, 6(1), 1–18. https://doi.org/10.37497/sdgs.v6i1.84